Diretoria da OSMP, realiza a sua primeira reunião após eleição.

A nova diretoria da Organização Religiosa Santas Missões Populares, eleita no dia 21 de agosto, realizou sua primeira reunião presencialmente nos dias 14 e 15 de setembro de 2020, na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus – Ananindeua-PA.
Na pessoa do pároco pe. José Maria Ribeiro, a Paróquia Santa Maria Mãe de Deus acolheu de coração abetos os missionários e missionárias das Santas Missões Populares da antiga e nova diretoria. Nossa gratidão ao pároco e seus paroquianos.
Atentos aos cuidados e protocolos de segurança sanitária para prevenção ao novo corona vírus, reuniu-se em espaço amplo, arejado, com distanciamento. Essa primeira reunião foi marcada pela alegria do reencontro presencial. E teve como objetivo avaliar a caminhada da SMP, planejar os próximos passos para o triênio da nova gestão – 2020-2023 e celebrar a presença viva das SMP no Brasil.
Na mística inicial tivemos um momento especial de transição da antiga diretoria da ASMP para a nova Diretoria da OSMP, com gestos simbólicos de entrega da bandeira das SMP, o Manual das Santas Missões Populares e a benção com banho de cheiro. Tudo isso regado ao sentimento de gratidão a Deus pelas maravilhas realizadas ao longo desses 30 anos de caminhada. Dessa forma a diretoria eleita assume os trabalhos por três anos.


Em seguida, pe. Luís Mosconi apresentou breve análise de conjuntura eclesial e social de forma dialogada, pontuando desafios e perspectivas desse contexto de pandemia e pós-pandemia, apontando algumas luzes às Santas Missões Populares de como atuar nesta realidade. Compartilhou sobre a construção do seu novo livro ” JESUS DE NAZARÉ CIDADÃO E MÁRTIR DO REINO: Um estilo de vida imperdível para cidadãs e cidadãos de hoje “, que será publicado em breve pela OSMP. Por fim, falou do texto atualizado e revisado sobre as ” Pequenas Comunidades de discípulos e missionários de Jesus” que vem sendo umas das prioridades das SMP.
No segundo dia trabalhamos o planejamento para o triênio (2020 – 2023) de gestão da nova diretoria. Tomamos como referência o relatório da assembleia de Brasília (agosto/2019), considerando as propostas de organização (comissões de trabalho), decisões de encaminhamentos e prioridades para o trabalho das SMP: FORMAÇÃO/ CRIAÇÃO E FORTALECIMENTO DAS PEQUENAS COMUNIDADES DE DISCIPULOS E MISSIONÁRIOS DE JESUS, COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. Na composição das comissões de trabalho foi mantido os nomes indicados na assembleia, e acrescentado outros, tirando uma pessoa de referência de cada comissão. Dessa forma se constituiu a equipe ampliada da OSMP para ajudar a diretoria a dinamizar o planejamento e os trabalhos em nível nacional.
Antes de finalizar, cantemos os parabéns à nossa conselheira fiscal, a missionária Marilda Nunes que na ocasião celebrava os 70 anos, rendemos graças pelo dom de sua vida. Encerramos oficialmente com a celebração da missa, juntamente com a comunidade local, presidida pelo Diretor da OSMP, padre João Paulo.

“Ê,ê eu sou missionário, minha vida é missão. Enquanto alguém vai acolhendo, eu preparo outro chão. Ê,ê eu sou missionário, vou de novo semear na terra dos corações, Santa Missão Popular.”