Aconteceu neste final de semana de 18 a 20 de agosto, na Comunidade Nossa Senhora do Carmo, às margens do Rio Cuxipiari, o segundo retiro missionário da Paróquia São José das Ilhas, Diocese de Cametá-Pa. A Paróquia está se preparando para a grande semana missionária que acontecerá em Março de 2024, momento em que celebrará o jubileu de 10 anos de sua fundação.
Neste momento a Paróquia está vivenciando a primeira etapa, denominada de tempo Acordar, dentro da metodologia da SMP. Neste período se inicia a execução das SMP em todo o território Paroquial como: os três grandes retiros de formação em preparação dos missionários para a etapa do Saborear que é a grande SEMANA MISSIONÁRIA. Este tempo do acordar quer ajudar a paróquia a dar uma grande “sacudida” fazer avaliação da caminhada, despertar novas energias em todas as forças vivas da paróquia cultivando uma profunda comunhão eclesial afim de superar os desafios da Evangelização.
O retiro iniciou na sexta feira com a missa de abertura presidida por Dom Ivanildo, novo Bispo da diocese, que teve a oportunidade de visitar pela primeira vez a realidade das comunidades das ilhas. O mesmo foi muito bem acolhido por todos os missionários presentes e pelo pároco padre Javé. A formação foi conduzida pelas missionárias Vera Lucia e Simone Sarmento.
A finalidade desse segundo retiro foi: 1- partilhar as boas notícias, falhas e dificuldades das SMP nas comunidades, do primeiro retiro até o momento; 2- Aprofundar a importância da CONVICÇÃO; 3- Encaminhar as atividades dos próximos meses, até o terceiro retiro. Entre as tantas boas noticias partilhadas está: a intensificação das visitas nas famílias, que tem proporcionado o reencontro e aproximação de muitas lideranças que se encontravam afastadas da comunidade e o entrosamento das comunidades que estavam caminhando de forma isoladas e desanimadas. Com esta aproximação as comunidades estão ficando cada vez mais fortalecidas. Estiveram presentes aproximadamente 250 missionários das 50 comunidades que formam a Paróquia. A maioria eram jovens que participaram intensamente do encontro e muito atentos ao tema: CONVICÇAO.
O Jovem Claudeci diz que o trabalho da SMP tem lhe ajudado a dar um novo sentido para a sua vida. “É assim as Santas Missões Populares está me ajudando a conhecer cada vez mais a pessoa de Jesus, e isso está ajudando mudar o Rumo da minha vida e a saber o que eu quero de verdade pra minha vida. Seus ensinamentos me fazem entender que pessoas precisam de pessoas e que independente do vazio que há em nós, somos capazes de preencher uns aos outros com nosso carisma, sabedoria e empatia.” Claudeci Moreira, 21 anos
Para a missionária Fátima do Socorro, os Retiros missionários estão trazendo muito conhecimento sobre a pessoa de Jesus para os missionários que estão participando dos encontros. “Esse momento pra nós missionários da paróquia das ilhas, ta sendo de muito aprendizado e crescimento na fé em Jesus de Nazaré. Muita gratidão a Deus e a vocês que vem acender em nós a chama do amor, o ardor missionário.” Missionária Fátima do Socorro.
Para a missionária Evaldirene a paróquia já está colhendo os frutos das Santas missões populares. “Cada retiro está sendo de muito aprendizado, vai acendendo luzes com belíssimos testemunhos, ver o doar de cada pessoa, que vai ao encontro do outro, isso nos faz querer caminhar cada vez mais. Já fico com uma expectativa para o próximo retiro, pois está sendo de muita conversão. Já estamos colhendo frutos da semente que está sendo plantada, quando vimos nossas comunidades caminhando cada vez mais unidas e animadas. Fica nosso coração ardendo de tanta emoção e querendo cada vez mais semear essa semente do amor. São tantas coisas boas acontecendo que dar vontade de chorar de emoção, ver o padre se doando, as
comunidades fazendo sua parte, vocês transmitindo mensagens que chega aos corações, tudo isso deixa o coração transbordando de alegria e esperança.” Missionária Evaldirene
Texto: Simone Sarmento
Fotos: Lucas Redig
Nenhum comentário:
Postar um comentário