Coordenação ampliada das SMP se reúne em Belém


 


De 4 a 6 de fevereiro, a Coordenação Ampliada das Santas Missões Populares encontrou-se em Belém para tratar diversas pautas inerentes ao trabalho das SMP em nível nacional. O encontro contou com a presença dos membros da diretoria: Pe. João Paulo (diretor da OSMP), Simone Sarmento (vice-diretora), Taiana Ramos ( 1ª secretária), Paulo David ( 2º secretário), Pimenta (Conselho fiscal), e de articuladores e formadores: Hilário, Raimundinho, Evandro, Mirtes, Jercina, Silvana, de Belém (PA); Padre Márcio, Fabiane e Maria Clara, do Estado do Maranhão; Gaspar Moreira (Goiânia); Dom Adriano e Catarina, de Recife (PE); e Dom Paulo Andreolli, Sx, bispo auxiliar de Belém.


Ao longo da reunião, tivemos momentos de espiritualidade, análise de conjuntura das realidades eclesial e social, reflexões acerca dos frutos e preocupações do trabalho das SMP ao longo desses 35 anos de caminhada, e os processos de tomada de consciência das paróquias e dioceses ao abraçarem a proposta das SMP. 



Durante a programação, realizamos visita ao acampamento dos indígenas, que protestavam pedindo a revogação da Lei N° 10.820/2024 e que ocupavam a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) desde o início de janeiro de 2025. Na ocasião, a OSMP expressou seu apoio à luta por uma educação inclusiva e libertadora. 



No decorrer do Encontro com a Coordenação Ampliada, reforçamos a importância de levar adiante esse serviço que vem gerando frutos marcantes na caminhada da Igreja. Ficaram como encaminhamentos: animação e articulação das equipes de trabalho, como Comunicação, Liturgia, Financeiro e Formação; realização da Escola de Formadores em nível nacional, programada para acontecer no início de maio de 2025. No intuito de reforçar a questão financeira, em maio de 2025 teremos a Rifa Missionária. 


Com o coração pulsante de alegria e agradecidos por toda vivência, concluímos a reunião ampliada com a missa de envio celebrada por Dom Adriano e concelebrada por Dom Paulo Andreolli, Sx.













Nenhum comentário:

Postar um comentário