Sobre a OSMP: objetivos e finalidades

A Organização Religiosa Santas Missões Populares (ASMP) foi criada dia 05 de Julho de 2012, sendo associação comunitária, Organização Não Governamental (ONG), de pessoa jurídica de Direito Privado, sem finalidade lucrativa. Sua sede fica na Travessa Barão do Triunfo n° 3151 em Belém do Pará.

Finalidades da Organização Religiosa Santas Missões Populares

Garantir a continuidade do serviço das Santas Missões Populares. Com os mesmos objetivos da SMP, que são: servir, ajudar as comunidades eclesiais, as paróquias, as Dioceses, e também a sociedade em geral, especialmente os pobres e desamparados. Por onde passa a SMP notamos uma diferença significativa do antes e do depois: comunidades desanimadas levantaram-se de novo, outras nasceram, milhares de pessoas despertaram para a beleza do sentido verdadeiro da vida. Cresceu a espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo, a comunhão eclesial, o compromisso consciente por uma sociedade mais justa e fraterna. Cresceu também a exigência de uma vida simples, não consumista, sóbria e ecológica.

  • Criar laços profundos entre os muitos missionários (leigos, padres, religiosas e bispos) espalhados por este imenso Brasil, que se encantam com esse jeito de viver a SMP.
  • Dar garantia ao serviço da SMP, por meio do registro junto aos órgãos jurídicos do Brasil, assim legitimando o trabalhos dos membros e de milhares de Paróquias e Dioceses do Brasil.
Perguntas Frequentes

Visando uma maior organização para atender o crescimento e necessidades que se formavam devido a divulgação da SMP, foi criado em 05 de Julho de 2012 uma associação comunitária (Organização Não Governamental-ONG). A OSMP é uma pessoa jurídica de Direito Privado, sem finalidade lucrativa. Ela cuida das Santas Missões Populares, de sua divulgação e prosseguimento. Seus membros são os responsáveis por esse cuidado, são os mantenedores desse protagonismo.

A Organização Religiosa SMP é detentora dos direitos autorais das obras e demais produtos das Santas Missões Populares. É responsável pela divulgação e desenvolvimento deste SERVIR, acompanha ativamente todas as ETAPAS cuidando com todo cuidado e zelo da SMP.

Como toda Pessoa Jurídica a OSMP possui um CNPJ. Devidamente registrada nos órgãos competentes, totalmente em dias com suas obrigações, para sua maior organização e funcionamento possui um Estatuto Social e um Regimento Interno. A Organização Religiosa OSMP possui uma Diretoria, aquela que toma as decisões quanto a condução e funcionamento das atividades da mesma pelo Brasil e demais países da América Latina. Essa Diretoria é composta por membros eleitos em Assembléia Geral realizada de dois em dois anos por seus membros de todas as regiões do País. Além disso, possui um Conselho Fiscal, também eleito em Assembléia Geral, responsável pelo acompanhamento financeiro e patrimonial e de fundamental importância nas tomadas de decisões.

Qualquer ajuda é bem-vinda! Você poderá ajudar a Organização de 2(duas) formas: sendo um MEMBRO ou um missionário BENFEITOR. Quem decidir se tornar membro e participar ativamente das atividades da SMP em parceria com a Secretaria Nacional da SMP preencherá sua Ficha Cadastro e contribuirá com uma Taxa Anual (5% do salário mínimo). Quem quiser estar contribuindo conosco de forma a ajudar-nos na manutenção dos serviços poderá ser nosso benfeitor e contribuir conosco mensalmente com quanto puder para isso entre em contato conosco para realizar os depósitos em nossa conta corrente.

Com o crescimento dos serviços das Santas Missões Populares, foi necessário um maior e melhor acompanhamento das atividades nas mais diversas regiões do País. Para isso foi se organizando um grupo de missionários leigos e religiosos com total disponibilidade para assessoria, organização, planejamento, divulgação das atividades que envolvem todo o processo nos mais diversos TEMPOS e ETAPAS das Santas Missões Populares. Atualmente essa Equipe é composta por ( ) sob a assessoria de Renata Barreto, missionária e leiga da Diocese de Luziânia/Go.

É um grande encontro de caráter nacional que acontece uma vez no ano, onde juntam-se forças para o desenvolvimento e propagação das Santas Missões Populares nas mais diversas regiões. Durante muito tempo, os encontros eram chamados simplesmente de “ Encontro Nacional da SMP ”. Como o serviço foi tomando uma dimensão extraordinária, as experiência mostravam-se positiva frente às diversas realidades, decidiu-se concentrar as forças e voltar uma maior atenção ao desenvolvimento metodológico das SMP. A fidelidade metodológica é a nossa garantia de bom êxito e garantia de que o serviço será organizado, acompanhado e desenvolvido da melhor forma possível dentro da realidade social, eclesial e pessoal de cada missão.